Hérnias abdominais: identifique os sinais e saiba quando tratar

A hérnia abdominal acontece quando alguma estrutura de dentro do abdome, uma parte de um órgão, por exemplo, extrapola uma abertura ou área frágil da parede abdominal, criando uma protuberância visível ou dor local. Em grande parte dos casos, elas são assintomáticas – mas em outros podem gerar complicações e exigir tratamento.
Saiba mais sobre as hérnias abdominais, seus sintomas e como reconhecer situações que requerem atenção médica especializada:

O que são hérnias abdominais?

Uma hérnia abdominal acontece quando uma estrutura de dentro do abdome (uma parte de um órgão ou uma gordura, por exemplo), atravessa uma abertura ou região frágil da parede abdominal. Isso gera uma saliência que, a depender da constituição física da pessoa e do tamanho da hérnia, é visível externamente.
Ilustração mostrando uma hérnia abdominal e os órgãos afetados.
A hérnia é o extravasamento do conteúdo da cavidade abdominal por uma falha na parede muscular da região
Essa condição pode acontecer por fatores, como:
  • Fraqueza muscular (congênita ou adquirida);
  • Gestação;
  • Incisões na parede abdominal por conta de uma cirurgia;
  • Aumento da pressão abdominal (seja relacionado a um trabalho extenuante ou de alguma atividade física intensa).

O principal sinal de que uma hérnia abdominal existe é uma protuberância na barriga. Ela pode surgir em diversos locais do abdômen, e uma das mais comuns é logo acima do umbigo. “Caroços” assim, porém, podem derivar de outras condições, então é importante observar os seguintes sintomas de hérnia abdominal:

Sintomas de hérnia abdominal

  • Aumento da protuberância ao tossir ou levantar objetos pesados;
  • Desconforto ou dor na região, especialmente durante a prática de atividades físicas;
  • Sensação de pressão no abdômen.

Sinais de hérnia abdominal grave

Em alguns casos, hérnias abdominais podem ter complicações. A depender de diversos fatores, o conteúdo herniado pode acabar “estrangulado” pela abertura por onde passa (sair e não voltar mais para dentro do abdômen). Isso oferece riscos, e os principais sinais de alerta para quadros assim incluem:

  • Náuseas e vômitos;
  • Vermelhidão na pele na região;
  • Dor intensa na região.

Tratamento para hérnia abdominal

A necessidade de correção da hérnia surge quando a condição deixa de ser assintomática e começa a gerar algum tipo de desconforto. Esse incômodo pode ser estético, físico ou relacionado a riscos para a saúde em geral.

É preciso buscar ajuda especializada em casos nos quais a hérnia aumenta muito de tamanho, causa dor significativa e outros sintomas como náuseas e vômitos. O tratamento para hérnias na barriga é a cirurgia que repara a parede abdominal e retorna o órgão à forma original.

Cirurgia de hérnia abdominal

A cirurgia de hérnia abdominal é indicada para pacientes com sintomas persistentes ou risco de complicações. Esse procedimento pode ser realizado através de uma cirurgia aberta ou uma operação por laparoscopia.

No primeiro caso, o especialista faz uma incisão sobre a região afetada. Por meio dela, ele reposiciona o órgão para dentro da cavidade abdominal, repara a abertura da parede abdominal e em muitos casos faz a colocação de uma tela (uma rede de plástico), que gera um reforço a mais para a área, prevenindo que a hérnia retorne.

No segundo caso, se usa uma técnica minimamente invasiva. Por meio de pequenas incisões na barriga, o médico insere as pinças que utiliza e as guia por vídeo durante o procedimento.

Esse procedimento geralmente resulta em menos dor no pós-operatório e uma recuperação mais rápida. Além disso, a cicatriz da laparoscopia é muito discreta.

A cirurgia para correção da hérnia abdominal pode ser combinada com a correção da diástase, como por exemplo, no caso de mulheres que já passaram por uma ou mais gestações.

A escolha do método a se utilizar depende de diversos fatores. Considera-se, por exemplo, o tamanho da hérnia e a saúde geral do paciente. O cirurgião geral ou o cirurgião do aparelho digestivo (também conhecido como cirurgião de barriga) são os profissionais adequados para realizar o tratamento de hérnias abdominais.

Se você busca um cirurgião gástrico, entre em contato para agendar sua consulta e discutir as opções de tratamento mais adequadas para seu caso!

Mais sobre hérnia abdominal

Os sinais incluem uma protuberância visível ou ao menos palpável no abdômen, desconforto ou dor na região, sensação de pressão e piora dos sintomas ao realizar esforços físicos.
Em casos assintomáticos, a conduta adotada geralmente é a observação. Quando há sintomas, intervenções cirúrgicas são a única forma de reparar a hérnia. Atualmente, essa cirurgia pode ser feita por laparoscopia, forma pouco invasiva de operar a hérnia.
Se não tratada, a hérnia abdominal pode piorar, levando a complicações sérias como o estrangulamento do órgão herniado. Isso causa dor intensa, náuseas e riscos de haver necrose no órgão em questão.
PNG011 (1)
Não é normal conviver com dor abdominal – e nós sabemos disso!
Produzido e Administrado por OnLabel/2025. Todos os direitos reservados.
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?