O principal sinal de que uma hérnia abdominal existe é uma protuberância na barriga. Ela pode surgir em diversos locais do abdômen, e uma das mais comuns é logo acima do umbigo. “Caroços” assim, porém, podem derivar de outras condições, então é importante observar os seguintes sintomas de hérnia abdominal:
Em alguns casos, hérnias abdominais podem ter complicações. A depender de diversos fatores, o conteúdo herniado pode acabar “estrangulado” pela abertura por onde passa (sair e não voltar mais para dentro do abdômen). Isso oferece riscos, e os principais sinais de alerta para quadros assim incluem:
A cirurgia de hérnia abdominal é indicada para pacientes com sintomas persistentes ou risco de complicações. Esse procedimento pode ser realizado através de uma cirurgia aberta ou uma operação por laparoscopia.
No primeiro caso, o especialista faz uma incisão sobre a região afetada. Por meio dela, ele reposiciona o órgão para dentro da cavidade abdominal, repara a abertura da parede abdominal e em muitos casos faz a colocação de uma tela (uma rede de plástico), que gera um reforço a mais para a área, prevenindo que a hérnia retorne.
No segundo caso, se usa uma técnica minimamente invasiva. Por meio de pequenas incisões na barriga, o médico insere as pinças que utiliza e as guia por vídeo durante o procedimento.
Esse procedimento geralmente resulta em menos dor no pós-operatório e uma recuperação mais rápida. Além disso, a cicatriz da laparoscopia é muito discreta.
A cirurgia para correção da hérnia abdominal pode ser combinada com a correção da diástase, como por exemplo, no caso de mulheres que já passaram por uma ou mais gestações.
A escolha do método a se utilizar depende de diversos fatores. Considera-se, por exemplo, o tamanho da hérnia e a saúde geral do paciente. O cirurgião geral ou o cirurgião do aparelho digestivo (também conhecido como cirurgião de barriga) são os profissionais adequados para realizar o tratamento de hérnias abdominais.
Se você busca um cirurgião gástrico, entre em contato para agendar sua consulta e discutir as opções de tratamento mais adequadas para seu caso!